quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Empresa

Uma empresa é um conjunto organizado de meios com o objectivo de exercer uma actividade particular ou pública, que produz e oferece bens e/ou serviços, para satisfazer alguma necessidade humana. Estas podem ser individuais ou colectivas, dependendo do número de sócios. As empresas como consequência do processo produtivo têm como objectivo o lucro.

No meu ponto de vista a construção de uma empresa, tem que ser muito bem organizada, tanto a nível particular como pública. Para a empresa ter sucesso os responsáveis têm que ter motivação para a criação do projecto de negócio, o fabrico e venda do produto. Têm que fazer uma boa estratégica de marketing para dar a conhecer o produto e para isso têm que ter uma missão, quero dizer, uma frase alusiva ao produto comercializado, para dar a conhecer através das tecnologias. No meu ver a organização externa da empresa também é muito importante e a melhor maneira de o fazer é através de um organigrama. O organigrama mostra-nos os postos de trabalho e a função de cada serviço, começando pelo director e acabando numa funcionária de limpeza dependendo da empresa. É muito mais fácil começarmos o serviço quando sabemos o nosso posto de trabalho e as funções que ele implica. Uma empresa sem o organigrama correríamos o risco de fazer o trabalho que outra pessoa já tenha feito e assim era uma desordem total, varias pessoas a fazer as mesmas coisas e outras tarefas por fazer.

Aprendi que para a construção de uma empresa tem que estar muito bem organizada para que funcione com excito, também tive a oportunidade de aprender a designação de um organigrama, isto é, para os funcionários saberem as suas funções só têm que ter conhecimento desse organigrama, onde está tudo descriminado do que se deve fazer em cada posto de trabalho.

Sem comentários: