sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Direito Cívico

Os cidadãos deverão conhecer e analisar diferentes formas de defender e exercer os seus direitos, de intervir face a diferentes formas de discriminação contribuindo, assim, para um melhor intervenção no seu local de trabalho, na localidade onde vivem e na sociedade em geral.
Também têm o direito da liberdade de expressão pelo exercício do voto e pela participação na vida associativa; direito à informação livre e imparcial; direito à segurança e protecção, nomeadamente no mundo do trabalho; direito à igualdade de oportunidades na educação e saúde; direito à diferença (étnico-cultural, religiosa, sexual...); direito à educação ao longo da vida.

Jornal de notícias, quarta-feira, 8 de Outubro de 2008
Artigo: Sociedade e vida
Titulo da notícia: Casal de reclusas lésbicas punido na cadeia de Tires

Texto de Nuno Miguel Ropio

Esta notícia fala sobre duas mulheres que estão na prisão Tires, em Cascais a cumprirem pena pelos seus crimes. A Beatriz tem 29 anos e cumpre uma pena por burla e a Linda de 19 anos cumpre pena por roubo, está detida desde os 16 anos. Conviviam na mesma sela, e o relacionamento das duas reclusas já dura mais ou menos 3 anos. Só em Janeiro de 2008 é que decidiram expor os seus sentimentos em público. A direcção da prisão, quando soube separou-as da cela onde conviviam e colocaram-nas em pavilhões diferentes não podendo demonstrar qualquer afecto uma pela outra. A mais nova, Linda, com o desgosto da situação atentou contra a sua vida, mas sem êxito. Por esse motivo foi transferida do pavilhão das “condenadas” para o pavilhão das “preventivas”. As reclusas recorreram ao Tribunal de Execução de Pena e queixaram-se à Direcção-Geral dos Serviços Prisional da reacção e comportamento da direcção da prisão.
Para amar não se olha à idade, à beleza interior, à altura e ao sexo. Todos nós temos o direito de expressarmos os sentimentos que estejamos a sentir, só queremos partilhar com todo o mundo da nossa alegria e o bem-estar que este sentimento nos transmite. Mesmo que seja do mesmo sexo, as pessoas tem o mesmo direito a senti-lo.
A sociedade por vezes é muito cruel com a escolha destas pessoas. São pessoas iguais às outras, têm sentimentos, responsabilidades e regras. A única diferença é gostarem de pessoas do mesmo sexo. Elas não estão a ofender nem a maltratar ninguém, pelo contrário, só querem viver as suas vidas da mesma maneira que as outras pessoas, sem falatórios, sem comentários maldosos, sem serem postas de lado, viverem o dia a dia com a pessoa que gosta seja ela do mesmo sexo ou não.

Sem comentários: