quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Antecedentes Históricos

Síntese do trabalho: Pesquisa bibliográfica relativa a locais, factos ou eventos Turísticos na Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna.
Seleccionei este trabalho, porque: Sinto grande satisfação na sua realização;
Foi um desafio que me surpreendeu;
Tive muitas dificuldades na sua concretização.
A pesquisa foi organizada por duas pessoas, eu e a Paula, pesquisamos sobre a Idade Média no livro”Feiras Medievais Portuguesas”, retirámos “D. Dinis mandou fazer feiras em Miranda”e do livro ”Histórias de Portugal em uma visão global”, retirámos “movimento Religioso-militar conhecido pelo nome de Cruzadas” e pesquisámos também sobre a Idade Moderna no livro “Histórias de Portugal em datas”e podemos retirar “O primeiro elefante visto no reino chega numa armada da Índia”, com estes tópicos podemos desenvolver melhor os acontecimentos destas datas através de mais pesquisas.
Foi um pouco difícil de encontrar livros sobre Turismo em Portugal, na biblioteca só tinha do século XX e nós queríamos pesquisar nas Idades Antiga, Média e Moderna tivemos que procurar nos livros da História de Portugal onde nos dificultou mais o trabalho.
Hoje em dia, usa-se a Internet para pesquisar qualquer assunto, porque tornasse muito mais fácil, não precisam de sair de casa para o fazer. Mas mesmo com esta facilidade, adorei pesquisar através dos livros, foi diferente e deu-me mais entusiasmo, embora na biblioteca que fomos não tinha os livros específicos sobre turismo do tempo mais antigo só tinham deste século. Mesmo assim a pesquisa foi muito interessante e fizemos o trabalho pretendido.

Com a pesquisa deu para aprender um pouco sobre os antecedentes históricos como por exemplo os jogos olímpicos que realizavam na Grécia antiga na cidade chamada Olímpia, foi por causa da cidade que deram o nome de Olimpíadas e ainda nos dias de hoje se realiza-se os jogos Olimpíadas de quatro em quatro anos. As peregrinações também se realizavam na idade antiga, nos dias de hoje, também fazem muitas vezes, mas só aquelas pessoas que tem muita fé e fazem promessas. Do que pesquisei cheguei à conclusão, que já se fazia turismo na idade antiga, um pouco diferente dos dias de hoje, mas com o mesmo objectivo.
Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Foi um pouco difícil realizar este trabalho, porque na biblioteca onde pesquisamos não se encontrava muitos livros com este assunto, só tinham sobre o séc. XX. Foi para mim, foi um desafio pesquisar em livros, porque nunca o tinha feito e adorei fazê-lo.

http://images.google.pt/imagesgbv=2&ndsp=18&hl=ptPT&q=antecedentes+historicos&start=36&sa=N

Sem comentários: