terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tecnologias de Informação e Comunicação: vantagens e desvantagens

Neste módulo, tive a oportunidade de aprender a fazer um curriculum europeu, a carta de apresentação, a carta de candidatura e a carta de candidatura espontânea. Não tinha conhecimentos que eram necessário fazer estas cartas e que poderia enviá-las pela Internet, este é uma das vantagens que as novas tecnologias nos reservou. Esta aprendizagem vai-me facilitar no futuro quando me candidatar a algum emprego.
Falámos também sobre as tecnologias de informação e comunicação. Do que aprendi, percebi que os Mass Media são efectivamente um potencial meio de controlo de direcção e de inovação na sociedade., isto é, são instrumentos, ferramentas disponíveis para o uso do bem e do mal.
As vantagens que os Mass Media emitem, são que a sociedade está sempre muito bem informada do seu quotidiano. Muitos casos foram resolvidos devido à divulgação dos mass media pelas novas tecnologias, mas temos que ter alguns cuidados porque nem tudo o que se ouve é a mais pura das verdades e é por este motivo que os mass media contribuem com frequência para as injustiças e os desequilíbrios que dão origem aos sofrimentos. Todos devem de saber que um grande bem e um grande mal provêm do uso que as pessoas fazem dos meios de comunicação social.
No meu ponto de vista as novas tecnologias estão ligadas ao computador, que veio revolucionar as várias formas de comunicação. O computador em si não terá grande utilidade, tem que ter a Internet. Este meio de comunicação veio ajudar muito na nossa sociedade, isto é, com a Internet poderemos fazer pesquisas, pagar contas, visitar museus e até marcar uma visita ao local físico, estar informados de tudo o que se passa no nosso quotidiano através das notícias, e também poderemos ler um livro. Hoje em dia é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio. Existem muitas outras coisas vantajosas que a Internet nos fornece, se as dissesse todas nunca terminava, mas tenho de destacar que o bom disto é que podemos fazer tudo sem sair de casa. É uma vantagem poder fazer todas estas coisas sem termos que nos deslocar, embora poderá ser também uma desvantagem, porque a pessoa, ao não sair de sua casa, não terá a oportunidade de conviver com outras pessoas e passear ao ar livre.
Os riscos que as pessoas poderão ter, devido à forma precipitado como a usam, a vulgarização e facilitação do plágio, a rapidez e variedade na pesquisa de informação.
O desemprego também é uma das desvantagens do avanço da tecnologia, pois os trabalhadores são substituídos por máquinas, consideradas mais eficientes.

Sem comentários: