quinta-feira, 14 de maio de 2009

Prestação de serviços técnico/administrativo ao cliente

Neste módulo aprendi algumas técnicas de arquivo, isto é, como deveremos arquivar qualquer documento para ser mais facil fazer se for necessário verificar ou acrescentar alguma coisa no documento. Falamos também sobre o protocolo de atendimento com pessoas especiais (com deficiência), demos formas de facilitar a comunicação e as necessidades que as pessoas especiais deverão ter.
No meu ponto de vista, aprendi muito com estes temas, não sabia que existiam muitos sistemas de arquivo, só tinha conhecimento do sistema cronológico e alfabético.
Os sistemas que aprendi na sessão vão ser muito úteis, quando eu for para a recepção e não só, também poderá ser útil para eu arquivar as facturas da luz, água e outros, para facilitar a procura no caso de precisar de alguma factura para alguma eventualidade.
Em respeito às pessoas com deficiência deveremos respeitar, porque elas são pessoas iguais as outras, isto é, não olhar para elas com indiferença ou com pena, deveremos sim perguntar se precisa de alguma coisa ou de ajuda. No meu ver deveriam apostar mais nas acessibilidades para o melhoramento das cidades para estas pessoas que têm mais dificuldades para se deslocarem, por exemplo a um simples supermercado ou a outros sítios, não estou a falar só para as pessoas com deficiência, mas também para os carrinhos de bebé e para os idosos. As unidades hoteleiras deveriam estar adaptadas a todo o tipo de deficiência, não só para quem utiliza cadeira de rodas. Com o que aprendi nas sessões julgo que estou preparada para receber qualquer pessoa em restrições.

Sem comentários: