sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vila do Conde

Síntese do trabalho: Visitar a Cidade, assistir ao Tema de Vida do Curso EFA-B3-"Serviço de mesa e bar."
Seleccionei este trabalho, porque: Manifesta a aquisição de novas competências;
Disponibiliza elementos significativos do meu processo nas aprendizagens.

No dia 30 (trinta) de Março, desloquei-me com os restantes colegas do curso, a Vila do Conde à sede da Futurbrain com o objectivo de assistir ao tema de vida “Mostra de Ambiente”do grupo do curso EFA-B3-“Serviço de mesa e bar”.
Na parte da manhã tivemos a oportunidade de conhecer um pouco desta cidade. Visitamos o Museu das Rendas de Bilros, instalado em 1991, típico solar urbano do século XVIII. No meu ponto de vista fazer este tipo de renda é preciso muita paciência e gostar muito do que faz. As peças finais são muito bonitas, mas é preciso de muito tempo para o concretizar. As rendas hoje em dia não são valorizadas como deveriam, tudo o que se faz com as mãos dá trabalho e precisa de tempo suficiente para o fazer e por fezes não compensa vender o produto.
Na parte da tarde assistimos a um power point sobre o Ambiente. Do que vi nas imagens, as pessoas não têm qualquer cuidado com o meio ambiente. Hoje em dia já houve um melhoramento, mas não é o suficiente, ainda se precisa de proteger os rios que estão muito poluídos com o lixo que muitas pessoas atiram, também as descargas que se fazem para os rios. Estes ficam contaminados e os peixes não sobrevivem a esta situação, sem falar dos lixos que as pessoas atiram pela janela dos carros e também os piões deixam as pontas de cigarro e papeis ou mesmo restos da fruta que vão a comer pelo caminho. Basta um gesto para não haver tanta poluição no nosso meio ambiente, só prejudicamos a nós mesmo se não cuidar dele, ficamos sem ar puro para respirar. Mostraram também duas maquetas de restaurante, uma tinha todos os requisitos solicitados pelo sistema HACCP (Higiene e Segurança Alimentar na Restauração) Segurança Alimentar e o outro era o oposto. Adorei este trabalho, estava muito bem apresentado e construído, o mais interessante é que as colegas deste projecto, aproveitaram os materiais que tinham nos seus eco-pontos, isto é, o material que utilizaram para as maquetas eram todos reciclados. Achei muito interessante como fizeram um projecto daqueles, com simples materiais reciclados. Como aqui vimos, tudo o que colocamos nos eco-pontos são novamente reutilizados para outros fins, como assim deveremos separar os lixos em nossas casas para serem utilizados para outras coisas úteis, e não só, também para a protecção do meio ambiente.
No final da tarde visitamos a Igreja da Nossa Srª dos Navegantes que se localiza em Caxinas, numa parte da cidade que só moram pescadores.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Com isto deu para perceber que a maioria das pessoas não se preocupam com o meio ambiente e cada vez mais à poluição em varias zonas como na via pública e principalmente nos rios. Deveriam dar mais importância a este assunto para prevenir uma situação mais grave, como o ar que respiramos.
Gostei muito da visita ao Museu. Nunca tinha visto a fazer as rendas em almofadas e com os alfinetes. Achei muito interessante, mas é preciso ter muita paciência e gostar muito do que se está a fazer.
Na minha opinião, em relação ao atendimento destes locais que visitamos, achei que fomos muito bem recebidos, foram muito simpáticos e prestáveis.

Sem comentários: