sexta-feira, 20 de março de 2009

Tema de vida

Síntese do trabalho: Apresentação de uma empresa, de uma revista, um congresso sobre Logistica de colegas de outros cursos e a apresentação do site de uma cadeira Hoteleira.
Seleccionei este trabalho, porque: Manifesta a aquisição de novas competências;
Disponibiliza elementos significativos do meu processo nas aprendizagens.

No dia 29 de Janeiro, fomos para Ermesinde para fazermos a nossa apresentação do nosso tema de vida. Ao chegarmos à estação estava uma senhora à nossa espera, orientou-nos o caminho, disse onde se situava a escola secundária de Ermesinde. Chegando à escola o porteiro indicou-nos o caminho para o bar, isto é, nós dissemos que éramos de Ovar e ele deve ter percebido Bar. Esperamos um pouco e entretanto chegou um responsável da Escola, penso, e encaminhou-nos para o auditório, mas mesmo assim estivemos à espera no corredor. Por fim fomos convidados a entrar, sentámo-nos e aguardamos, novamente, que chegasse o grupo EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Viseu e o grupo EFA – NS – “Recepção em Hotelaria” de Vila do Conde, que iam apresentar os seus respectivos temas de vida que estavam programados para todos nós neste dia.
No almoço estivemos a conviver, mas não correu muito bem principalmente no fim.
Na parte da tarde tivemos a oportunidade de assistir a um congresso sobre “Logística e Globalização” no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, este trabalho foi apresentado pelo EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Ermesinde.

Mediante as apresentações, gostei bastante da maneira como os grupos apresentaram os seus trabalhos.
O primeiro grupo que apresentou fomos nós, correu bem, apresentamos tudo o que estava programado, embora tenha sido tudo muito rápido.
De seguida foi o curso EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Viseu, apresentaram a construção de uma empresa de distribuição e transportes que deram o nome de Futurblog. Achei que apresentaram muito bem o seu trabalho, mostraram todos os processos que fizeram para a criação da mesma, embora já conhecia todos os processos demonstrados. O conhecimento deste assunto foi no curso anterior que frequentei. O último tema de vida foi a construção de uma empresa, foi assim que fiquei a saber todos os processos que deveremos ter para a construção da mesma.
A última apresentação da manhã foi o curso EFA – NS – “Recepção em Hotelaria” de Vila do Conde que apresentaram uma revista. Uma das colegas entrou a “gritar” como se tivesse a vender a revista na rua, achei muito criativo a maneira como ela o fazia e achei impressionante o à vontade como representava o seu papel. Os restantes colegas apresentaram todo o processo que fizeram para a realização desta revista. No meu ponto de vista a realização deste trabalho estava excelente, mostraram como fizeram o conteúdo da revista e falaram de alguns módulos do curso que estão a frequentar.
Na parte da tarde, assistimos a um congresso sobre “Logística e Globalização” no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, este trabalho foi apresentado pelo EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Ermesinde. Não fazia ideia o que era a logística, neste congresso tive alguma noção deste assunto abordado. A logística hoje em dia é informação através da Internet. Na parte produtiva a Logística está sempre presente a nível do tempo de entrega, na produção do produto tem que estar tudo muito bem organizado, isto é, do pouco que percebi a logística é um meio de comunicação que pudera ajudar a qualquer empresa que esteja com problemas da entrega do seu produto, a logística arranja sempre maneira de entregar o produto mesmo que seja “impossível” da realização deste a um tempo mínimo, também sabem onde se encontra os seu operários e poderá avisar este se precisar dos seus serviços no caso se estiver mais perto do local pretendido. Ainda não percebo muito bem deste assunto, mas penso que me ajudou a entender um pouco deste assunto abordado neste congresso.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Com isto tudo penso que deveríamos ter apresentado o nosso tema de vida de outra maneira, isto é, deveríamos ter demonstrado todos os processos que nos levou a trabalhar para a realização do site da cadeira Hoteleira. Daqui para a frente deveremos preocupar-nos mais com o conteúdo do tema e não na aparência do mesmo.

Sem comentários: