quinta-feira, 12 de março de 2009

Museu virtual

Síntese do trabalho: Obras e artistas famosos.
Seleccionei este trabalho, porque: Manifesta a aquisição de novas competências;
Tive muitas dificuldades na sua concretização.

No módulo de CLC (Cultura, Língua e Comunicação) realizamos um trabalho sobre Museus virtuais. Escolhi o Museu Nacional do Prado. Este museu não só permanece na Internet, mas também existe no espaço físico que está situado no Paseo del Prado s/n. 28014. Madrid, este museu é considerado um dos mais importantes do mundo e está localizado em Madrid.
Através do site http://www.museodelprado.es/es/bienvenido/visita-el-museo/informacion/, pude conhecer as belas e preciosas obras de arte. O museu alberga inúmeras e valiosíssimas colecções, entre elas, a de pintura que é bastante completa e complexa, também se encontra várias colecções de escultura composta por obras da Antiguidade Clássica.
Pode se destacar alguns artistas famosos das colecções de pintura como El Greco, Velazquez Goya, Rafael, Rembrandt, Botticelli, Ticiano, Corregio, entre outros.
Começo por falar um pouco de um dos artistas famosos o El Greco. Este artista foi um pintor, escultor e arquitecto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava as suas obras com o seu nome original (Doménikos Theotokópoulos), salientando sua origem, recebeu seus treinamentos iniciais como pintor de ícones na Escola Cretense, o principal centro de arte pós-bizantina.
Uma das obras mais conhecidas no museu é o quadro da Crucificação de Juan de Flandes, da Imaculada Conceição de Giam-Battista e entre outras obras. Salientei estas obras, porque são quadros religiosos, fez-me relembrar o sofrimento que causou a crucificação de Jesus Cristo para o próprio e para seus familiares e amigos. A Imaculada Conceição, porque
As vantagens do museu virtual é que poderemos visita-lo a qualquer altura, as portas estão sempre abertas, não precisamos de nos deslocar ao local, fazemos a visita da maneira que quisermos sem ter de seguir nenhum guia e não temos que nos sujeitar a ver o que está programado. As desvantagens do museu virtual é que assim não saímos de casa não temos a oportunidade de conhecer caras novas e não temos o contacto físico com o local e não conhecemos as histórias que normalmente um guião tem para contar.
As vantagens de um museu físico é que estamos em contacto com pessoas e as obras de arte que o museu tem para nos mostrar. As desvantagens é que as portas do museu não estão sempre abertas, é preciso cumprir horários e só seguir o trajecto programado do guião.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Neste trabalho pude aprender como devo visitar um museu virtual que não fazia ideia que se poderia visitar. Gostei de concretizar este trabalho, mas tive alguma dificuldade em encontrar um museu virtual, com algumas tentativas lá consegui encontrar, concretizar e finalizar o trabalho. Alem das vantagem que já menciono em cima, no meu ponto de vista, não gostei nem um pouco desta visita virtual, não há nada melhor do que poder estar no local e ver tudo com mais pormenor e desfrutar das relíquias e belezas das obras de arte e as divisões do museu.

Sem comentários: