segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Imigração em Portugal e na Europa

No módulo de Cidadania e Profissionalidade, realizamos um trabalho em grupo sobre o assunto em cima mencionado. Fizemos várias pesquisas através de livros e da internet.
Com este trabalho de grupo fiquei a saber muito mais sobre este assunto, não tinha conhecimento que os principais países emissores de mão-de-obra em Portugal estavam divididos em dois grupos, os eslavos: ucranianos, russos e búlgaros, e os latinos de leste: romenos e moldavos.
A Regulação, fiscalização e integração foram os três eixos de estratégia da União Europeia de criação de políticas comuns de estrangeiros.
Com a entrada de migrantes houve alterações positivas com a produtividade, a população activa ou taxa de natalidade e por outro lado, a diminuição de pobreza.
Os imigrantes tem como vantagem a possibilidade de uma vida melhor, conhecimento de novas realidades e enriquecimento de mentalidade, mas também tem uma contra partida ao imigrar para outro país, fica longe da sua terra de origem, por vezes ficam com possíveis consequências psicológicas e emocionais com a falta dos seus familiares e amigos, estando num pais desconhecido com a falta de apoio.
A maior parte dos imigrantes têm algumas dificuldades em obter autorização para ficarem em alguns países e também por vezes não conseguem a autorização para trabalhar nos mesmos, devido a estas dificuldades existem muitos imigrantes clandestinos.


No meu ponto de vista este trabalho foi muito produtivo.
Gostei muito de o fazer, embora não tinha conhecimento da existência elevadíssima de imigrantes ilegais em Portugal, sendo que nos dias de hoje existe um processo de legalização, ainda que permanecem muitos estrangeiros ilegais (sem documentos) no país.

Sem comentários: