segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Turismo de Portugal

Síntese do trabalho: Resultados e estatísticas do turismo
Seleccionei este trabalho, porque: Foi um desafio que me surpreendeu;
Tive muitas dificuldades na sua concretização.
Mediante os resultados dos estudos e estatísticas do Site de Turismo de Portugal, cheguei à conclusão que os principais motivos de viagem de turismo são o de Lazer, Recreio e Férias (73%) é os que têm uma maior percentagem, o outro motivo de viagem é o de negócios e motivos profissionais (12%).
O norte está situado na NUT II, é onde têm uma maior percentagem de estabelecimentos hoteleiros e no Algarve é onde têm mais capacidades de alojamento.
O número de estabelecimentos não é proporcional à capacidade de alojamento, porque o número de camas é inferior aos estabelecimentos Hoteleiros.
O aumento que houve nas outras regiões em 2005/2006, não foi o suficiente para encerrar os estabelecimentos, por este motivo, houve um aumento de camas que originou uma diminuição de pessoal de serviço, isto é, com o aumento de hotéis na região fez com que os mais pequenos não tivessem como garantir o mesmo pessoal de serviço, por isso tiveram que reduzir para não encerrar.
Em Lisboa (12,3%), foi a que obteve maior percentagem de proveitos na hotelaria.
O crescimento mais acentuado nas receitas do turismo é considerado nos meses de Julho e Agosto (43,9%/23,9%) que é a altura da praia e de férias. Os hotéis são o estabelecimento mais procurado para um alojamento de negócios e de Férias.
Estes resultados não devem estar muito longe da realidade, porque no ano passado reparei que no hotel que estive a estagiar, havia alturas que estava ocupado com clientes a passar férias com suas famílias, mas noutras alturas havia uma grande ocupação de pessoas por motivo de negócios. Na zona onde estagiei têm muitos estabelecimentos hoteleiros, mas os mais pequenos tiveram que reduzir o pessoal de serviço, porque teve uma queda considerada por causa dos hotéis grandes.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Com estas percentagens tomei a noção que também no ramo do turismo à altos e baixos, isto é, por causa dos estabelecimentos grandes ouve uma queda de pessoal de serviço nos estabelecimentos pequenos.

Sem comentários: