quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sistema e Equipamentos Informáticos em Hotelaria

Informação é comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na actualidade, a palavra "informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Informática é um conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento razoável e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.

Suportes de informação existentes.
Armazenam informações do computador e para o mesmo (Pen drive, disquete, fita magnética e CD, DVD, cartões de memória).


Podem ser externos: Equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.

Tipos de equipamentos num computador (periféricos).
Cada periférico tem a sua função definida e executa ao enviar tarefas ao computador, de acordo com essa função.

Existem vários tipos de periféricos:
De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, scanner);

De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, colunas de som);

De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das c de som, a placa de som.

Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc.

Sistema operativo
Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o utilizador.


Sem comentários: