quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sistema e Equipamentos Informáticos em Hotelaria

Informação é comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na actualidade, a palavra "informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Informática é um conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento razoável e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.

Suportes de informação existentes.
Armazenam informações do computador e para o mesmo (Pen drive, disquete, fita magnética e CD, DVD, cartões de memória).


Podem ser externos: Equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.

Tipos de equipamentos num computador (periféricos).
Cada periférico tem a sua função definida e executa ao enviar tarefas ao computador, de acordo com essa função.

Existem vários tipos de periféricos:
De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, scanner);

De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, colunas de som);

De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das c de som, a placa de som.

Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc.

Sistema operativo
Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o utilizador.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Turismo de Portugal

Síntese do trabalho: Resultados e estatísticas do turismo
Seleccionei este trabalho, porque: Foi um desafio que me surpreendeu;
Tive muitas dificuldades na sua concretização.
Mediante os resultados dos estudos e estatísticas do Site de Turismo de Portugal, cheguei à conclusão que os principais motivos de viagem de turismo são o de Lazer, Recreio e Férias (73%) é os que têm uma maior percentagem, o outro motivo de viagem é o de negócios e motivos profissionais (12%).
O norte está situado na NUT II, é onde têm uma maior percentagem de estabelecimentos hoteleiros e no Algarve é onde têm mais capacidades de alojamento.
O número de estabelecimentos não é proporcional à capacidade de alojamento, porque o número de camas é inferior aos estabelecimentos Hoteleiros.
O aumento que houve nas outras regiões em 2005/2006, não foi o suficiente para encerrar os estabelecimentos, por este motivo, houve um aumento de camas que originou uma diminuição de pessoal de serviço, isto é, com o aumento de hotéis na região fez com que os mais pequenos não tivessem como garantir o mesmo pessoal de serviço, por isso tiveram que reduzir para não encerrar.
Em Lisboa (12,3%), foi a que obteve maior percentagem de proveitos na hotelaria.
O crescimento mais acentuado nas receitas do turismo é considerado nos meses de Julho e Agosto (43,9%/23,9%) que é a altura da praia e de férias. Os hotéis são o estabelecimento mais procurado para um alojamento de negócios e de Férias.
Estes resultados não devem estar muito longe da realidade, porque no ano passado reparei que no hotel que estive a estagiar, havia alturas que estava ocupado com clientes a passar férias com suas famílias, mas noutras alturas havia uma grande ocupação de pessoas por motivo de negócios. Na zona onde estagiei têm muitos estabelecimentos hoteleiros, mas os mais pequenos tiveram que reduzir o pessoal de serviço, porque teve uma queda considerada por causa dos hotéis grandes.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Com estas percentagens tomei a noção que também no ramo do turismo à altos e baixos, isto é, por causa dos estabelecimentos grandes ouve uma queda de pessoal de serviço nos estabelecimentos pequenos.