quinta-feira, 2 de julho de 2009

Salvador Ser Feliz Assim

Síntese do trabalho: A história do Salvador depois do seu acidente, as dificuldades que teve e as que tem para enfrentar
Seleccionei este trabalho porque: Sinto grande satisfação na sua realização;
Foi um desafio que me surpreendeu.

O livro fala sobre a liberdade interior e é esta que nos possibilita ser felizes.
No seu livro o Salvador relata sobre os acontecimentos do seu acidente e depois do mesmo.
O salvador tinha 16 anos quando teve um grave acidente de viação, deixando-o tetraplégico. De um momento para o outro ele viu-se incapaz de executar até as actividades mais simples da sua rotina diária.
Neste livro ele conta ao seu amigo do que se lembra. Recorda que a sua família sentiu momentos de sofrimento, de pânico e angústia juntamente com ele, foi com isso que ele ganhou força para continuar com sua vida para a frente.
Conta que viajou para outros países para fazer reabilitação, foi nestas viagens que mudou completamente e decidiu ajudar outras pessoas com a mesma situação que ele. Criou a Associação Salvador com a finalidade de alertar a sociedade para os obstáculos que as pessoas com mobilidade reduzida se deparam no dia-a-dia, e em simultâneo tentar integrar, da forma mais natural possível.
Neste livro, Salvador mostra muita coragem e força de vontade de viver e de ser feliz, independentemente da sua deficiência.

Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Fiquei comovida com esta história, percebi que as coisas nem sempre acontecem só aos outros, também pode acontecer a nós mesmos. A sociedade deveria de se preocupar mais com as dificuldades que estas pessoas têm em se deslocar. Na nossa cidade não há acessibilidades nas ruas, isto é, não há rampas nos restaurantes, hotéis, nos passeios, nas lojas ou centros comerciais, cafés e até os transportes públicos não estão apropriados para estes casos. Como é que estas pessoas poderão fazer a sua vida normal, se a cidade não esta apropriada para estas condições.
Aconselho a todos a ler o livro, porque o livro comove e muda a nossa forma de pensar nestas situações.

Livro - António Paisana e Salvador Mendes da Silva
2 Edição – Lisboa – Dezembro 2007
Editora livros do Brasil

Sem comentários: