quinta-feira, 2 de julho de 2009

Salvador Ser Feliz Assim

Síntese do trabalho: A história do Salvador depois do seu acidente, as dificuldades que teve e as que tem para enfrentar
Seleccionei este trabalho porque: Sinto grande satisfação na sua realização;
Foi um desafio que me surpreendeu.

O livro fala sobre a liberdade interior e é esta que nos possibilita ser felizes.
No seu livro o Salvador relata sobre os acontecimentos do seu acidente e depois do mesmo.
O salvador tinha 16 anos quando teve um grave acidente de viação, deixando-o tetraplégico. De um momento para o outro ele viu-se incapaz de executar até as actividades mais simples da sua rotina diária.
Neste livro ele conta ao seu amigo do que se lembra. Recorda que a sua família sentiu momentos de sofrimento, de pânico e angústia juntamente com ele, foi com isso que ele ganhou força para continuar com sua vida para a frente.
Conta que viajou para outros países para fazer reabilitação, foi nestas viagens que mudou completamente e decidiu ajudar outras pessoas com a mesma situação que ele. Criou a Associação Salvador com a finalidade de alertar a sociedade para os obstáculos que as pessoas com mobilidade reduzida se deparam no dia-a-dia, e em simultâneo tentar integrar, da forma mais natural possível.
Neste livro, Salvador mostra muita coragem e força de vontade de viver e de ser feliz, independentemente da sua deficiência.

Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Fiquei comovida com esta história, percebi que as coisas nem sempre acontecem só aos outros, também pode acontecer a nós mesmos. A sociedade deveria de se preocupar mais com as dificuldades que estas pessoas têm em se deslocar. Na nossa cidade não há acessibilidades nas ruas, isto é, não há rampas nos restaurantes, hotéis, nos passeios, nas lojas ou centros comerciais, cafés e até os transportes públicos não estão apropriados para estes casos. Como é que estas pessoas poderão fazer a sua vida normal, se a cidade não esta apropriada para estas condições.
Aconselho a todos a ler o livro, porque o livro comove e muda a nossa forma de pensar nestas situações.

Livro - António Paisana e Salvador Mendes da Silva
2 Edição – Lisboa – Dezembro 2007
Editora livros do Brasil

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão de reservas

Neste módulo falamos sobre alguns produtos turísticos estratégicos, tais como, a gastronomia, a touring cultura e paisagístico, muitas pessoas gostam de viajar para conhecer outros lugares como as suas paisagens. Saúde e bem-estar, este tipo de turismo é para as pessoas que têm que viajar por motivos de saúde e aproveitam para desfrutar da estadia pode proporcionar. O turismo de natureza é para pessoas que gostam de estar em directo com a natureza e da tranquilidade e aproveitam para fazerem as suas caminhadas pela natureza. O turismo náutico é para as pessoas que gostam do desporto náutico, isto é, andar de barco à vela, rappel, asa delta e muitos outros. O sol & mar é para aproveitar o sol e a praia.
Fizemos um glossário com várias palavras que poderemos usar na recepção. Já tinha conhecimento de alguns, mas tive a oportunidade de conhecer alguns outros termos, tais como, rack rate é a percentagem que a agência cobra através da venda do quarto, day-use é a taxa especial de uso de acomodações apenas durante o dia; é cobrada meia diária, up-grade é quando o cliente usufrui de um serviço superior ao que foi adquirido e muitos outros.
Demos algumas regras para uma boa gestão de reclamações, tais como, deveremos ouvir atentamente, evitar o nervosismo mesmo que seja muito difícil, evitar discussões, encontrar soluções e agradecer sempre ao cliente contudo devemos ser sempre positivos, sorrir, interessar-se pelo que o cliente disser.
Tivemos a oportunidade de conhecer o programa Penthotel, no meu ponto de vista, obtivemos pouco tempo para praticar este hotel, embora gostei bastante do que aprendi. Esta aprendizagem vai-me ser muito útil quando for para uma recepção, embora cada hotel deve ter o seu próprio programa, mas deve ser quase todos idênticos, se assim o for já temos uma noção de como deveremos fazer o preenchimento do mesmo.