sexta-feira, 20 de março de 2009

Tema de vida

Síntese do trabalho: Apresentação de uma empresa, de uma revista, um congresso sobre Logistica de colegas de outros cursos e a apresentação do site de uma cadeira Hoteleira.
Seleccionei este trabalho, porque: Manifesta a aquisição de novas competências;
Disponibiliza elementos significativos do meu processo nas aprendizagens.

No dia 29 de Janeiro, fomos para Ermesinde para fazermos a nossa apresentação do nosso tema de vida. Ao chegarmos à estação estava uma senhora à nossa espera, orientou-nos o caminho, disse onde se situava a escola secundária de Ermesinde. Chegando à escola o porteiro indicou-nos o caminho para o bar, isto é, nós dissemos que éramos de Ovar e ele deve ter percebido Bar. Esperamos um pouco e entretanto chegou um responsável da Escola, penso, e encaminhou-nos para o auditório, mas mesmo assim estivemos à espera no corredor. Por fim fomos convidados a entrar, sentámo-nos e aguardamos, novamente, que chegasse o grupo EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Viseu e o grupo EFA – NS – “Recepção em Hotelaria” de Vila do Conde, que iam apresentar os seus respectivos temas de vida que estavam programados para todos nós neste dia.
No almoço estivemos a conviver, mas não correu muito bem principalmente no fim.
Na parte da tarde tivemos a oportunidade de assistir a um congresso sobre “Logística e Globalização” no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, este trabalho foi apresentado pelo EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Ermesinde.

Mediante as apresentações, gostei bastante da maneira como os grupos apresentaram os seus trabalhos.
O primeiro grupo que apresentou fomos nós, correu bem, apresentamos tudo o que estava programado, embora tenha sido tudo muito rápido.
De seguida foi o curso EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Viseu, apresentaram a construção de uma empresa de distribuição e transportes que deram o nome de Futurblog. Achei que apresentaram muito bem o seu trabalho, mostraram todos os processos que fizeram para a criação da mesma, embora já conhecia todos os processos demonstrados. O conhecimento deste assunto foi no curso anterior que frequentei. O último tema de vida foi a construção de uma empresa, foi assim que fiquei a saber todos os processos que deveremos ter para a construção da mesma.
A última apresentação da manhã foi o curso EFA – NS – “Recepção em Hotelaria” de Vila do Conde que apresentaram uma revista. Uma das colegas entrou a “gritar” como se tivesse a vender a revista na rua, achei muito criativo a maneira como ela o fazia e achei impressionante o à vontade como representava o seu papel. Os restantes colegas apresentaram todo o processo que fizeram para a realização desta revista. No meu ponto de vista a realização deste trabalho estava excelente, mostraram como fizeram o conteúdo da revista e falaram de alguns módulos do curso que estão a frequentar.
Na parte da tarde, assistimos a um congresso sobre “Logística e Globalização” no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, este trabalho foi apresentado pelo EFA – NS – “Técnicas de Logística” de Ermesinde. Não fazia ideia o que era a logística, neste congresso tive alguma noção deste assunto abordado. A logística hoje em dia é informação através da Internet. Na parte produtiva a Logística está sempre presente a nível do tempo de entrega, na produção do produto tem que estar tudo muito bem organizado, isto é, do pouco que percebi a logística é um meio de comunicação que pudera ajudar a qualquer empresa que esteja com problemas da entrega do seu produto, a logística arranja sempre maneira de entregar o produto mesmo que seja “impossível” da realização deste a um tempo mínimo, também sabem onde se encontra os seu operários e poderá avisar este se precisar dos seus serviços no caso se estiver mais perto do local pretendido. Ainda não percebo muito bem deste assunto, mas penso que me ajudou a entender um pouco deste assunto abordado neste congresso.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Com isto tudo penso que deveríamos ter apresentado o nosso tema de vida de outra maneira, isto é, deveríamos ter demonstrado todos os processos que nos levou a trabalhar para a realização do site da cadeira Hoteleira. Daqui para a frente deveremos preocupar-nos mais com o conteúdo do tema e não na aparência do mesmo.

sexta-feira, 13 de março de 2009

As relações com o exterior e a promoção dos serviços da Unidade Hoteleira

Neste módulo falamos sobre os serviços na hotelaria, não estivemos a aprofundar muito sobre o assunto por que já tínhamos conhecimentos através do curso anterior.
Aprofundamos mais, os tipos de evento que num hotel poderá realizar. Já conhecia algumas delas, mas tive a oportunidade de aprender o que é um simpósio e o colóquio, isto é, o simpósio é semelhante ao congresso só que exige uma maior exigência. É uma reunião de especialistas que se juntam para debater e resolver um determinado assunto importante para probabilidade de actuação para o futuro. O colóquio ou palestra, também é uma reunião de informação semelhante a uma conferência, o orador é a principal fonte de informação contudo não tem tanto prestigio como o conferencista.
Nas sessões conheci alguns tipos de disposição das salas, como salas em U, o nome já disto tudo é o formato de um U, a sala em Escola as mesas estão alinhadas com um corredor a separa-las, a sala em Plateia é parecida à anterior a única diferença é cadeiras e não mesas, a sala em Banquete têm as mesas redondas e por fim a sala em Buffet também tem mesas redondas mas tem uma mesas ao comprido.
Estivemos a criar as dimensões das salas do Hotel poeta e os tipos de salas mais apropriadas para o mesmo, também estipulamos os preços dos equipamentos e audiovisuais que o Hotel dispõe. Fizemos algumas simulações de pedidos de orçamento tanto a nível de alojamento como o aluguer de uma sala, por carta, e-mail e por fax.
Falamos sobre cinco entidades que poderão a solicitar serviços ao Hotel, tipos de contratos e condições que poderão ter. Sabia que existia contratos com agências de viagem, mas não conhecimento que particulares ou associações também poderiam ter um contrato com Hotel. Neste momento sei que uma empresa com crédito tem que efectuar o contrato conforme acordado, pode ser de 15 a 90 dias, já as empresas sem crédito têm que fazer um pré-pagamento ou o pagamento no final.

http://www.olissippohotels.com/fotos/gca/sala_tejo_u_oms_1214409045.jpg

Serviços de Alojamento Hoteleiro como Área de Negócios

O fenómeno turístico é uma actividade de carácter global, o seu desenvolvimento é a preservação e conservação da área natural. O turismo pode ser compreendido como uma forma de Lazer, esta experiência é caracterizada pela procura do repouso, do divertimento e do desenvolvimento pessoal relacionados com o tempo livre do turista. Estes se deslocam por variados motivos, como por exemplo turismo de Lazer, de Negócios, Histórico-Cultural e entre outros.
Os alojamentos são utilizados temporariamente mediante uma remuneração, com ou sem serviços de restauração, são divulgados ao público, quer por propaganda, agentes de viagens ou mesmo pelos clientes.
Com o turismo houve muitos postos de trabalho, como na actividade do aluguer dos quartos de hotel e apartamentos, manutenção e limpezas, no aluguer das viaturas, na animação e muitos outros.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Museu virtual

Síntese do trabalho: Obras e artistas famosos.
Seleccionei este trabalho, porque: Manifesta a aquisição de novas competências;
Tive muitas dificuldades na sua concretização.

No módulo de CLC (Cultura, Língua e Comunicação) realizamos um trabalho sobre Museus virtuais. Escolhi o Museu Nacional do Prado. Este museu não só permanece na Internet, mas também existe no espaço físico que está situado no Paseo del Prado s/n. 28014. Madrid, este museu é considerado um dos mais importantes do mundo e está localizado em Madrid.
Através do site http://www.museodelprado.es/es/bienvenido/visita-el-museo/informacion/, pude conhecer as belas e preciosas obras de arte. O museu alberga inúmeras e valiosíssimas colecções, entre elas, a de pintura que é bastante completa e complexa, também se encontra várias colecções de escultura composta por obras da Antiguidade Clássica.
Pode se destacar alguns artistas famosos das colecções de pintura como El Greco, Velazquez Goya, Rafael, Rembrandt, Botticelli, Ticiano, Corregio, entre outros.
Começo por falar um pouco de um dos artistas famosos o El Greco. Este artista foi um pintor, escultor e arquitecto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava as suas obras com o seu nome original (Doménikos Theotokópoulos), salientando sua origem, recebeu seus treinamentos iniciais como pintor de ícones na Escola Cretense, o principal centro de arte pós-bizantina.
Uma das obras mais conhecidas no museu é o quadro da Crucificação de Juan de Flandes, da Imaculada Conceição de Giam-Battista e entre outras obras. Salientei estas obras, porque são quadros religiosos, fez-me relembrar o sofrimento que causou a crucificação de Jesus Cristo para o próprio e para seus familiares e amigos. A Imaculada Conceição, porque
As vantagens do museu virtual é que poderemos visita-lo a qualquer altura, as portas estão sempre abertas, não precisamos de nos deslocar ao local, fazemos a visita da maneira que quisermos sem ter de seguir nenhum guia e não temos que nos sujeitar a ver o que está programado. As desvantagens do museu virtual é que assim não saímos de casa não temos a oportunidade de conhecer caras novas e não temos o contacto físico com o local e não conhecemos as histórias que normalmente um guião tem para contar.
As vantagens de um museu físico é que estamos em contacto com pessoas e as obras de arte que o museu tem para nos mostrar. As desvantagens é que as portas do museu não estão sempre abertas, é preciso cumprir horários e só seguir o trajecto programado do guião.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Neste trabalho pude aprender como devo visitar um museu virtual que não fazia ideia que se poderia visitar. Gostei de concretizar este trabalho, mas tive alguma dificuldade em encontrar um museu virtual, com algumas tentativas lá consegui encontrar, concretizar e finalizar o trabalho. Alem das vantagem que já menciono em cima, no meu ponto de vista, não gostei nem um pouco desta visita virtual, não há nada melhor do que poder estar no local e ver tudo com mais pormenor e desfrutar das relíquias e belezas das obras de arte e as divisões do museu.

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Ovar

Síntese do trabalho:Questionário e gráfico sobre as novas tecnologias.
Seleccionei este trabalho, porque: Disponibiliza elementos significativos do meu processo nas aprendizagens;
Sinto grande satisfação na sua realização.


Este inquérito foi aplicado a indivíduos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 90 anos, residentes em Ovar. A recolha de informação foi realizada recorrendo à aplicação directa de um inquérito que decorreu no mês de Dezembro 2008.

Cheguei á conclusão que:
· a maioria dos indivíduos desta região não faz uso do GPS, com excepção, das pessoas com idades entre os 20 e os 30 anos.
· 74,6% da população possui mais do que os quatro canais generalistas.
· Os indivíduos do sexo masculino têm por hábito ver mais televisão do que os do sexo feminino.
· O computador e a Internet são mais usados pelos indivíduos que possuem licenciatura e também pelos mais jovens.
· Os indivíduos do sexo masculino utilizam mais o computador do que os indivíduos do sexo feminino.
· A utilidade que fazem do computador é, maioritariamente, para trabalho e lazer.
· O rádio é uma tecnologia da informação que não é muito usada em Ovar, mas os poucos habitantes que a utiliza ouvem, na sua maioria, a rádio RFM.
· A maioria dos inquiridos possui um telemóvel.
· A maior percentagem de indivíduos sem telemóvel encontra-se na faixa etária dos 80 aos 90 anos.
· O telemóvel é mais utilizado para chamadas a partir do escalão etário dos 30 aos 40 anos e para os escalões inferiores é para SMS.
· 85,8% da população tem conhecimento das radiações emitidas pelo telemóvel;
· Cerca de 40% da população de Ovar possui telefone fixo.

Depois de realizar esta reflexão o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
A nossa sociedade está muito avançada em relação ao uso das novas tecnologias. Nas gerações anteriores não as usavam nem tinham grandes conhecimentos das mesmas, tanto é que as pessoas com idades compreendidas entre os 80 e os 90 anos ainda não usufruem destas novas tecnologias. Algumas pensam que é muito complicado e outras não querem saber das novas mudanças. Esta nova geração é das que mais usufruem das novas tecnologias. Usam a Internet para enviar emails, para comunicar com os seus amigos, para se divertirem com as mensagens que trocam uns com os outros e também para fazer pesquisas. No meu ponto de vista deveriam usufruir mais do rádio e da televisão para estarem mais informados dos acontecimentos da sociedade e não para ouvir só as musicas ou filmes e outros.